terça-feira, 6 de maio de 2008

Conjunto de políticas públicas foi responsável pela obtenção do grau de investimento, diz Appy

Conjunto de políticas públicas foi responsável pela obtenção do grau de investimento, diz Appy

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O conjunto das políticas públicas, envolvendo as políticas fiscal e monetária, foi o grande responsável pela obtenção do grau de investimento, categoria atribuída ao Brasil pela Agência de Classificação de Risco Standard & Poor´s no entender do Secretário de Política Econômica, Bernard Appy. Ele discorda dos que acreditam que só a política monetária determinou a nova classificação para o país.

"Eu vejo mais na imprensa brasileira do que na agência internacional essa discussão de querer dizer que a responsável pelo grau de investimento é a política monetária e não a política fiscal. Acho que é o conjunto, incluindo o compromisso que esse governo tem com solidez macroeconômica", afirmou.

Appy disse também que a Standard & Poor´s elogiou a política econômica do Brasil de maneira geral, com as mudanças estruturais e o compromisso do governo com a estabilidade de preços, além do equilíbrio das contas externas brasileiras.

Segundo o secretário, a agência internacional elogiou a política fiscal ao fazer referências à trajetória de redução da dívida pública brasileira como uma conquista

do País.

Appy participou da abertura do Seminário "Política Fiscal na América Latina", que está sendo realizado no Ministério da Fazenda, em Brasília, e é organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e do Ministério.

Nenhum comentário: