Diversas Organizações/empresas já se preocupam em focar sua produção em conformidade com a sociedade e o meio ambiente. Atualmente, fica evidente, a preocupação em temas como o desenvolvimento sustentável. Para tanto, são necessárias medidas tanto por parte do poder público como da iniciativa privada.
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) revela-se uma atividade inerente ao negócio e está se mostrando como um fator decisivo para o desenvolvimento e o crescimento das empresas. Atualmente pesquisas revelam a preferência dos consumidores em produtos e serviços de empresas que respeitam o meio ambiente e a sociedade.
A Volkswagen do Brasil - Indústria de Veículos Automotores Ltda., desenvolve, produz, monta e comercializa motores, automóveis, veículos comerciais e componentes para o mercado nacional e internacional.
Com base em seu Sistema de Gestão Ambiental e Política Ambiental, em conjunto com fornecedores e prestadores de serviços, a Volkswagem do Brasil promove a melhoria contínua de suas atividades, produtos e serviços. Essa é uma das formas que a empresa procura atender seus clientes (externos e internos) e agregar valor à empresa e seus acionistas.
A Política Ambiental de uma empresa deve ser uma declaração clara de suas preocupações com as questões ambientais, buscando minimizar os impactos no meio-ambiente e a relação de riscos decorrentes, de modo a garantir a qualidade de seus produtos e serviços. Para todos os efeitos, essa Política Ambiental deve ser entendida como preconizada na NBR ISO 14000.
A International Organization for Standardization (ISO) é uma organização não governamental sediada em Genebra, fundada em 23 de fevereiro de 1947 com o objetivo de ser o fórum internacional de normalização, atuando como entidade harmonizadora das diversas agências nacionais.
Conforme o artigo do Engenheiro Hugo González], Diretor da empresa de consultoria Calidad y Gestíon, com sede em Buenos Aires, Argentina - publicado no site www.xtrategus.com.br - os benefícios para uma organização na implantação de uma certificação são vários. Vejamos alguns benefícios em relação aos seus clientes, seus concorrentes, seus fornecedores, seus parceiros estratégicos.
“ - Melhora da imagem empresarial, resultante da soma do prestígio atual a consideração que lhe proporciona demonstrar que o cliente é sua principal preocupação.”
“ - Reforço da confiança entre os atuais e potenciais clientes, de acordo com a capacidade da empresa para entregar consistentemente os produtos e / ou serviços contratados.”
“- A abertura de novos mercados, em virtude de se alcançar especificações exigidas pelos grandes clientes, que estabelecem como condição, muitas vezes, ter um sistema de gestão de qualidade de acordo com a implantação e certificação ISO 9000.”
“- Melhora no posicionamento competitivo, expresso no aumento das receitas e de participação no mercado.”
“- Aumento da fidelização de clientes, através da reiteração de negócios e referencias ou recomendações da empresa.”
A ISO 14000 é o exemplo de certificação relacionada à gestão ambiental. Pensemos em otimização de aproveitamento de recursos naturais, redução de desperdícios, a redução de poluição gerada e a difusão de informações sobre preservação ambiental, entre outras.
Outra metodologia bem sucedida, que proporciona às Organizações um diferencial competitivo, é a "The Natural Step" - TNS. O TNS surgiu no final da década de 80, na Suécia como uma organização de consultoria e pesquisa internacional, voltada a gerar soluções, modelos e ferramentas desenhadas especialmente para acelerar a sustentabilidade global. A metodologia já foi aplicada em empresas como Multibrás, Banco Axial Participações, Instituto Escola do Banco Real, entre outras.
O TNS é uma metodologia elaborada com o propósito especifico de criar, proporcionar e estimular princípios para orientar a sustentabilidade e trabalha para melhorar o desempenho econômico sustentável por meio de uma maior dedicação a sustentabilidade social e ecológica por parte de todos agentes econômicos e não-econômicos.
Acredito estar evidente a importância da implantação estratégica do desenvolvimento sustentável por parte das Organizações/empresas, ou até mesmo nós consumidores em nosso dia-a-dia, em nossa residência, nosso trabalho, enfim em nossa vida.
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) revela-se uma atividade inerente ao negócio e está se mostrando como um fator decisivo para o desenvolvimento e o crescimento das empresas. Atualmente pesquisas revelam a preferência dos consumidores em produtos e serviços de empresas que respeitam o meio ambiente e a sociedade.
A Volkswagen do Brasil - Indústria de Veículos Automotores Ltda., desenvolve, produz, monta e comercializa motores, automóveis, veículos comerciais e componentes para o mercado nacional e internacional.
Com base em seu Sistema de Gestão Ambiental e Política Ambiental, em conjunto com fornecedores e prestadores de serviços, a Volkswagem do Brasil promove a melhoria contínua de suas atividades, produtos e serviços. Essa é uma das formas que a empresa procura atender seus clientes (externos e internos) e agregar valor à empresa e seus acionistas.
A Política Ambiental de uma empresa deve ser uma declaração clara de suas preocupações com as questões ambientais, buscando minimizar os impactos no meio-ambiente e a relação de riscos decorrentes, de modo a garantir a qualidade de seus produtos e serviços. Para todos os efeitos, essa Política Ambiental deve ser entendida como preconizada na NBR ISO 14000.
A International Organization for Standardization (ISO) é uma organização não governamental sediada em Genebra, fundada em 23 de fevereiro de 1947 com o objetivo de ser o fórum internacional de normalização, atuando como entidade harmonizadora das diversas agências nacionais.
Conforme o artigo do Engenheiro Hugo González], Diretor da empresa de consultoria Calidad y Gestíon, com sede em Buenos Aires, Argentina - publicado no site www.xtrategus.com.br - os benefícios para uma organização na implantação de uma certificação são vários. Vejamos alguns benefícios em relação aos seus clientes, seus concorrentes, seus fornecedores, seus parceiros estratégicos.
“ - Melhora da imagem empresarial, resultante da soma do prestígio atual a consideração que lhe proporciona demonstrar que o cliente é sua principal preocupação.”
“ - Reforço da confiança entre os atuais e potenciais clientes, de acordo com a capacidade da empresa para entregar consistentemente os produtos e / ou serviços contratados.”
“- A abertura de novos mercados, em virtude de se alcançar especificações exigidas pelos grandes clientes, que estabelecem como condição, muitas vezes, ter um sistema de gestão de qualidade de acordo com a implantação e certificação ISO 9000.”
“- Melhora no posicionamento competitivo, expresso no aumento das receitas e de participação no mercado.”
“- Aumento da fidelização de clientes, através da reiteração de negócios e referencias ou recomendações da empresa.”
A ISO 14000 é o exemplo de certificação relacionada à gestão ambiental. Pensemos em otimização de aproveitamento de recursos naturais, redução de desperdícios, a redução de poluição gerada e a difusão de informações sobre preservação ambiental, entre outras.
Outra metodologia bem sucedida, que proporciona às Organizações um diferencial competitivo, é a "The Natural Step" - TNS. O TNS surgiu no final da década de 80, na Suécia como uma organização de consultoria e pesquisa internacional, voltada a gerar soluções, modelos e ferramentas desenhadas especialmente para acelerar a sustentabilidade global. A metodologia já foi aplicada em empresas como Multibrás, Banco Axial Participações, Instituto Escola do Banco Real, entre outras.
O TNS é uma metodologia elaborada com o propósito especifico de criar, proporcionar e estimular princípios para orientar a sustentabilidade e trabalha para melhorar o desempenho econômico sustentável por meio de uma maior dedicação a sustentabilidade social e ecológica por parte de todos agentes econômicos e não-econômicos.
Acredito estar evidente a importância da implantação estratégica do desenvolvimento sustentável por parte das Organizações/empresas, ou até mesmo nós consumidores em nosso dia-a-dia, em nossa residência, nosso trabalho, enfim em nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário